Proinfo

" Ensinando e Aprendendo com as TIC"


Embora tenhamos consciência de que atualmente vivemos em meio ao um mundo tecnológico, e que a maioria das coisas que fazemos estão interligada com a informatização, o curso o qual estou participando, o PROINFO, me fez perceber que, também é necessário usarmos a tecnologia na educação. Com o objetivo de ajudar e contribuir para um melhor aprendizado.

 Para tanto, professores, alunos como um todo precisam estar envolvidos. Aqueles que não a conhecem (a informática) devem procurar conhece-la, e aqueles  que a conhecem devem procurar  aperfeiçoar o seu conhecimento.


ATIVIDADE 2.6 - TRABALHANDO WEBQUEST COM OS PROFESSORES:
Realizamos a atividade de pesquisa na Webquest durante o período de reposição de aulas. Lançamos o desafio de conhecer e explorar tecnicamente o ambiente da Webquest, momento em que todos se apaixonaram pela nova possibilidade de trabalho que a ferramenta oportuniza.
A partir desta exploração os professores puderam planejar suas aulas conforme conteúdos a trabalhar, posteriormente desenvolver com os alunos, a aula planejada, em sala ou no próprio laboratório. 
Enquanto equipe pedagógica avaliamos a atividade como um novo marco para os professores no uso das TIC facilitando a prática pedagógica.


Navegar na internet, não é um bicho de sete cabeças, a gente começa brincando e se empolga pois a variedade de assuntos que  nós encontramos, vai fazendo que a gente sempre procure  cada vez mais , para nossos trabalhos e no consegue se imaginar sem essa excelente ferramenta.

É muito interessante essa possibilidade de termos a pesquisa rápida e ao nosso alcance a qualquer hora. Navegar pela internet é muito interessante.

           CONCEITUANDO HIPERTEXTO

Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links.O trabalho com hipertexto pode impulsionar o aluno à pesquisa e à produção textual. O hipertexto como ferramenta de ensino e aprendizagem facilita um ambiente no qual a aprendizagem acontece de forma incidental e por descoberta, pois ao tentar localizar uma informação, os usuários de hipertexto, participam ativamente de um processo de busca e construção do conhecimento.
anelisezem@Yahoo.com.br




CONTEXTUALIZANDO A MUDANÇA: DA TEORIA À PRÁTICA


A Informática vem adquirindo cada vez mais importância na educação. Sua utilização como instrumento de aprendizagem e sua ação no meio social vem aumentando de forma rápida entre nós. Nesse sentido, a educação vem passando por mudanças estruturais e funcionais frente a essa nova tecnologia. Foi com certeza difícil introduzir a informática nas escolas. Hoje já pudemos perceber sua importância e como nos quanto nos tem ajudado na aprendizagem de nossos alunos.

ATIVIDADE 2.7 - COM ALUNOS
Após o trabalho dos professores com a Webquest, bem como nos momentos direcionados de aula no laboratório de informática, os alunos trabalharam com pesquisa de conteúdos e realização de atividades direcionadas.
O que mais se observa é o interesse deles em desenvolver atividades no laboratório. Não há distração quando estão frente ao computador. Temos alunos de inclusão que são prontamente atendidos pelos próprios colegas. A atenção, realmente é a de como realizar as atividades. Dominam a tecnologia com maior facilidade que os professores, nos aspectos de nomenclatura e funções do teclado. Não existe barreira entre aluno e tecnologia.Percebemos que também na alfabetização, os alunos vêm demonstrando um avanço significativo. até mesmo na sala de apoio pedagógico, a partir do trabalho da professora Rosenilda no laboratório, as crianças foram estruturando melhor sua escrita.




Planejando uma  Atividade com hipertexto e Internet



Assunto – Valores
Disciplinas envolvidas – Português, religião.
Público alvo – alunos do 4º anos e 5º anos do Ensino Fundamental da Escola Municipal Santo Lazarini da Silva
Reconhecer a importância de alguns valores como:
    • Justiça
    • Respeito
    • Amizade
    • Gentileza
    • Humildade
    • Generosidade
    • Perseverança
    • Honestidade



Desenvolvimento
Leitura de livros (coleção o que cabe no mundo)
Confeccionar Dicionário dos Valores – Montar um livrinho registrando o valor e o significado dele encontrado no dicionário.
Enriquecer o vocabulário por meio do uso da linguagem oral e escrita;
Cada aluno fará o seu comentário do: “como era antes” e “como é agora”.
Reconhecer o hipertexto como fonte de pesquisa que lhe oferece vários caminhos.
Assistir a fita de vídeo Na era do gelo. Um filme que aborda muito bem a amizade, o companheirismo, a honestidade e a ajuda ao próximo.
Paralelamente, acontecerá leitura semanal da coleção de livros “O QUE CABE NO MEU MUNDO”.
Conversas informais – aproveitando acontecimentos do dia-a-dia.
Relatos de experiências – atitudes de ajuda ao próximo.
Identificar, registrar e praticar outros valores, que adicionaremos às atividades ao nosso dicionário.
Orientar os alunos a visualizarem vídeos sobre valores na internet.
Material retirado do endereço abaixo:
Recursos:
  • Computador;

  • Internet;
  • Biblioteca
Dinâmica
Recreio com cores
O professor deve preparar cartões coloridos de acordo com o número de alunos.
Exemplo: 04 cartões de cada cor – azul, amarelo, verde, vermelho, branco e laranja para distribuí-los aleatoriamente entre 24 crianças.
Propõe então, um recreio diferente: " Hoje vocês passarão o recreio com os(as) coleguinhas que receberem a mesma cor do cartão que cada um de vocês receberá. É uma oportunidade de nos conhecermos melhor ainda. Será um recreio colorido, diferente e, no retorno, conversaremos sobre as experiências de cada grupo."
A professora distribui os cartões e solicita que antes de saírem para brincar e lanchar, que se organizem nos grupos e conversem sobre a cor recebida (o que ela simboliza para cada um, o que existe nessa cor...)
A reflexão após o recreio é de extrema importância para a construção de alguns valores.
http://pedagogiccos.blogspot.com



Avaliação:
A avaliação será feita durante toda a realização da atividade, acompanhando o desempenho individual e coletivo dos alunos, identificando o envolvimento, a cooperação, o interesse e o desenvolvimento das habilidades de pesquisa, leitura e escrita. Avaliar também a criatividade e ampliação do conhecimento dos alunos através da apresentação final dos trabalhos.




ATIVIDADE 3.5 - CONCEITO DE CURRÍCULO 


Currículo
  O conceito de currículo pode ser definido como “um instrumento que deve levar em conta as diversas possibilidades de aprendizagem não só no que concerne à seleção de metas e conteúdos, mas também na maneira de planejar as atividades” (César Coll), o qual acrescenta que o documento precisa ser revisto permanentemente para acompanhar os anseios da sociedade em relação à educação das crianças.
As tecnologias, hoje, são suportes na implementação do currículo, são meios de comunicação e expressão do pensamento, através da incorporação de diferentes mídias  como som, imagem, animação, texto, transmissão de dados, e etc. 
As relações entre currículo e tecnologia se estabelecem para além dos meios. Sendo assim, o  bom desenvolvimento do currículo implica no uso das novas tecnologias, sendo o primeiro construído na ação, ou seja, o currículo é um processo dialético que se constitui na própria ação com o uso de tecnologias como construção social, política e histórica.
A integração currículo e tecnológica no contexto escolar e no desenvolvimento do currículo deve se dar por meio de elaboração de projetos o que além de tornar a aprendizagem mais real e significativa, tem como característica fundamental a flexibilidade de planejamento. Sendo assim, o trabalho com projetos propicia a integração das tecnologias ao desenvolvimento do currículo, mas ele precisa ser construído com a participação de todos os atores do processo educativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário